As atividades realizadas na semana anterior, à semelhança de todas as outras que têm vindo a ser apresentadas, no decorrer deste módulo, pretendem proporcionar às crianças, espontaneamente, momentos de lazer, reflexão e aquisição de competências.
E, deste modo, para finalizar o módulo o Individuo e o Grupo, os alunos realizaram as seguintes atividades:
- Travessia do rio – que consiste em passar de uma margem até à outra do rio.
Os alunos colocam-se em linha com uma folha de jornal debaixo dos seus pés. Cria-se uma linha imaginária que definirá o outro lado da margem do rio. O objetivo desta atividade prende-se com a travessia do rio sem sair do barco (folha de jornal, nenhuma folha de jornal pode estar sem um aluno), sem tocar com as mãos ou pés no chão (se isso acontecer voltam ao início) e sem rasgar o jornal (se acontecer voltam ao início). Quando chegam à margem devem trazer o “barco” consigo e entregá-lo a outro colega.
- Lago tranquilo - Ao centro coloca-se um aluno de olhos vendados. Todos os restantes movimentam-se até que o aluno de olhos vendados diga “lago tranquilo”. Depois avança para explorar um rosto e adivinha de quem se trata. Se acertar tira a venda, se não acertar, tenta outra vez.
- Dizer bem nas costas - Nas costas dos alunos é colada uma folha em branco que será preenchida pelos colegas. Todos escrevem uma qualidade nas costas de todos os colegas. No final da atividade todos os alunos devem ter escrito nas costas de todos os colegas. No final os alunos devem adivinhar a quem
pertence as descrições, que são lidas em voz alta. No final os alunos ficam com a folha correspondente à sua descrição.
E, ainda estas: Advogado, Bote salva vidas, Imitar o chefe e Desenho criativo.
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