quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

11ª semana - Sensações e Emoções

Esta semana continuámos a explorar as nossas Sensações e Emoções. Começámos por ver o filme "Divertida Mente" que nos dá uma visão de "dentro para fora" ou "ao avesso" do que se passa na mente de uma criança. Este filme tem como protagonistas: a Alegria, o Medo, a Repulsa, a Raiva e a Tristeza. Depois de ver o filme partilhámos situações semelhantes às que a Riley (a criança de 11 anos, protagonista do filme) viveu. Partilhámos com os amigos: medos, receios, alegrias, frustrações, nojos e raivas que sentimos, partilhámos lembranças que guardamos de quando éramos "pequenos" e também contámos como estão as nossas "ilhas da personalidade". Alguns de nós têm as "ilhas" muito fortes, principalmente a ilha da família: "A minha ilha da família está muito forte porque os meus pais brincam muito comigo, fazem-me rir muito e preocupam-se muito comigo! Professora, eles até colocaram uma alarme no meu quarto ihihih..." (Criança do 2ºano). No final do filme percebemos que todas as emoções são importantes e que o equilíbrio entre elas é que é o caminho correto.
Testámos se conseguíamos viver sem emoções, fizemos o jogo do "Sério" e o jogo da "Marmelada". Para ajudar a refletir explorámos o livro "O coração e a garrafa" de Oliver Jeffers. Este livro fala-nos de uma menina fascinada com o mundo à sua volta. Até que um dia algo acontece que a faz pegar no seu coração assustado com a perda e guardá-lo num sítio seguro pelo menos durante algum tempo! Só que, a partir daí, nada faz sentido. Este livro ajudou-nos a perceber o tema da perda e a importância das emoções.
Por o Natal estar a chegar, alguns alunos do Ser a Brincar também estiveram a fazer prendas para as suas famílias e a construir a decoração para a festa de Natal.

Sem comentários: