sábado, 26 de setembro de 2015
23ª semana - Corpo e Voz
Esta semana continuámos a trabalhar o módulo corpo e voz, dando seguimento à semana anterior, pois ainda há muito por explorar.
Iniciámos a aula com a realização de um pequeno percurso imaginário, que nos permitiu caminhar de diferentes formas e intensidades. Começámos por caminhar no fundo do mar, com umas botas muito, muito pesadas… Finalmente chegámos à praia… Depois de muito caminharmos e já de regresso a casa, andámos pelo passeio… Mas, de repente, começou a chover… Após passarmos por todos estes percursos, chegámos à conclusão de que o primeiro foi o mais lento e o último o mais rápido e que podemos caminhar de muitas formas e intensidades diferentes.
Posto isto, produzimos alguns sons, com diferentes timbres, utilizando o nosso corpo. Cada um de nós teve oportunidade de realizar uma sequência de três sons (Ex: Palmas, bater com o pé e estalidos de dedos), para que os restantes colegas reproduzissem e assim fizéssemos, um pouco, de percussão corporal.
Mas como todos nós sabemos, o nosso corpo pode ser explorado de “infinitas” formas e para fazer “infinitas” habilidades. Assim, chegou o momento de fazermos uma pequena dança. Ainda sem música, começámos por aprender uma sequência de passos muito pequena e simples: “Dois passos para a direita e bate com o pé esquerdo, dois passos para a esquerda e bate com o pé direito, dois passos para a direita e bate com o pé esquerdo, dois passos para a esquerda e bate com o pé direito”. Após conseguirmos, finalmente, distinguir a direita da esquerda, em roda, realizámos a sequência ao som de uma música tradicional da Roménia. À medida que fomos melhorando conseguimos introduzir mais alguns passos e gestos, como, por exemplo, as meninas colocarem as mãos na cintura e os rapazes no peito.
Depois de tanto empenho e dedicação, chegou, finalmente, o merecido relaxamento. Ao som de um piano, escolhemos uma posição confortável, fechámos os olhos e deixámos que o nosso corpo descontraísse, enquanto sentíamos um lenço a passar suavemente pelo nosso corpo. Este é o nosso momento preferido…
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário