Após um pequeno relaxamento, a professora começou a contar a história " O Papel Reciclado ", um pequeno conto escrito para esta aula que narra de um modo sucinto o processo de reciclagem do papel.
Todos os alunos fecharam os olhos, e por magia, transformaram-se num papel de embrulho que iria passar por um caixote do lixo, uma alcofa cheia de legumes frescos, um contentor azul do eco-ponto, um camião da reciclagem, uma fábrica cheia de máquinas barulhentas, um tanque com água muito quentinha, uma máquina de secagem… e finalmente… depois desta grande viagem conduzida pela professora, todos os papeis se transformaram noutros papeis novinhos em folha!
Depois da dramatização, cada aluno pensou no que se tinha transformado. Que tipo de papel era? Para que servia? Onde estava? Todos os alunos colocaram-se na forma e no local do papel que representavam. E um a um teve oportunidade de partilhar com toda a turma que papel era agora. Surgiram muitas folhas de muitas cores e tamanhos para serem desenhadas e escritas por outros meninos e meninas. Apareceram livros de histórias e de banda desenhada, barcos de papel, moinhos de vento, papel para notas de 500 €, calendários, papel de lustro e cartolinas para trabalhos, mapas geográficos, folhas para escrever cartas e muito mais.
4 comentários:
Com as férias da Páscoa as Actividades Tempos Livres estão "à porta". Lanço aqui o desafio. Neste intervalo lectivo continuem a enriquecer os tempos Livres destes meninos, com todas estas actividades tão criativas.
Encarregada de Educação
Cristina Cordeiro
Estimada Cristina,
Temos estado atentas aos seus comentários e com uma vontade enorme de lhe responder desde a publicação do primeiro.
São comentários como os seus que nos alentam a chegar mais longe e a fazer ainda melhor. Sabemos a importância daquilo que transmitimos e ver como um encarregado de educação percebe de forma tão perfeita a nossa filosofia e o espírito do projecto Ser a Brincar é, de facto, reconfortante. Obrigada.
E a si também lhe damos os nossos mais sinceros parabéns, por conseguir que a magia destas aulas flua e chegue também a si.
Em relação ao que propõe para as férias da Páscoa, devemos informá-la que este projecto insere-se apenas no âmbito escolar, dentro do Plano Curricular do Ministério da Educação, como actividade de enriquecimento curricular, tendo, por isso, uma correspondência restringida aos períodos lectivos.
Mas podemos, isso sim, propor-lhe que visite o site www.atv.pt, uma vez que decorrerá em Março e Abril, dentro do Projecto de Dinamização Cultural Teatro na Cidade 08 - Ciclo de Workshops de Expressão Dramática, uma série de ateliês para os mais novos (Ouvir o Falar das Letras) e workshops/acções de formação para encarregados de educação, professores e monitores (Um Tempo para Contar).
Pensamos que estes ateliês poderão, de certa forma, colmatar o período de carência que virá com as férias da Páscoa! Também vêm certamente ao encontro dos desejos de alguns pais e crianças que já manifestaram vontade em experimentar e conhecer "essa coisa da expressão dramática", o que é manifestamente importante uma vez que muitas escolas e, por extensão, muitas crianças do Concelho de Torres Vedras ainda não beneficiam da Actividade de Enriquecimento Curricular de Expressão Dramática.
Até breve!
Receba os nossos melhores cumprimentos.
Coordenação Projecto Ser a Brincar
Grata pelas boas palavras.`
É um gosto muito grande puder acompanhar e expressar o meu sentimento em relação a tudo e todos os que possam valorizar a educação dos meus filhos.
Acho prioritário sim, alargar esta iniciativa a outras escolas, a outros meninos.
Desejo que a determinação e o gosto com que têm trabalhado, permita que estas Actividades de Enriquecimento Curricular - Expressão Dramática em particular, possam ser valorizadas e reconhecidas como tão importantes para o desenvolvimento saudável das crianças, pelo Ministério da Educação.
Estou atenta às vossas iniciativas (ATV)e na melhor altura/disponibilidade vou participar.
O meu bem haja,
Encarregada de educação,
Crstina Cordeiro
eu ie os meus amigos e amigas queremosjogar a traga peixe
Enviar um comentário