Expressão Dramática para o 1º ciclo
Auxiliares, Monitoras, Tarefeiras, Motoristas, e todos os outros
que de alguma forma se cruzaram connosco durante estas primeiras semanas de aulas

Chegámos, por fim, ao tema Indivíduo e Grupo, dando a volta a todos os conteúdos programáticos do Projecto Ser a Brincar. Para a semana recomeçaremos com o tema Sensações e Emoções e assim sucessivamente.Nesta aula pudémos questionar as crianças sobre os seus desejos. O que mais querem pelo Natal, o que desejam ser quando crescerem, o que querem fazer na vida, que coisas são importantes termos connosco.A Lâmpada é esfregada enquanto pensamos em três desejos... Aquece com a fricção das nossas mãos. Agora que está quentinha é hora de pedir desejos. Se serão realizados? O Aladino por vezes é amigo mas o mais certo é que se nos esforçarmos muito, muito numa coisa que queremos, consegui-la-emos realizar, certamente.Estabelecer metas: ainda que de forma induzida e em tom descontraído, fazendo as crianças reflectirem no agora e no daqui a uns anos. Priorizar desejos: escolher um entre todos os desejos pessoais, é outro dos objectivos do jogo que ajuda a pensar naquilo que é realmente importante para mim. Por último, fazer a distinção entre a vontade própria - ou seja, o meu desejo - e a vontade do grupo - ou seja, o desejo comum.Segue-se uma lista que resulta do desejo escolhido por um dos alunos e que entretanto foi o mais votado pela turma:
Pedra – ter um namorado/a
Sendieira – ter os meus pais sempre ao pé de mim
Costa d` Água – ter saúde
Freiria I – viver uma vida feliz
Freiria II – ser feliz
Freiria III – ter um namorado/a
Assenta – ter um game-boy
São Pedro da Cadeira – ser guarda-redes
Aldeia Grande – ser bom aluno/a na escola
Fernandinho – estar mais tempo com a família / pais
Cambelas – passar sempre de ano
Ereira Turma A - Ser feliz
Maxial turma A – Quarto automático
Ramalhal Turma B – Ganhar o Euro-Milhões
Ramalhal Turma C – Ser Futebolista
Ermegeira – Ser o melhor jogador do mundo
Maxial Turma B – As melhoras do Gonçalo
Aldeia Grande A – Conseguirem uma boa profissão no futuro (ex.: futebolista, electricista, médico, professora, pedreiro, homem-aranha, dono de uma fábrica de cães, fada).
Matacães – Ser feliz
Monte Redondo A – Que haja mais paz e que a turma tenha sempre bom comportamento.
Monte Redondo B – Todos conseguirem uma boa profissão quando forem adultos (ex.:camionista, guarda-redes, ser rico, campeão de motas, génio, professora de equitação, professora de música, professora de dança, jogador profissional) .
Outeiro da Cabeça A – Que todos os/as meninos/as da turma tenham sempre bolinha azul (sinónimo de bom comportamento), em todas as aulas.
Outeiro da Cabeça B – Ser futebolista.
Chãos - cuidar da natureza
Moçafaneira - ter bons testes
O projeto consiste no ensino da Expressão Dramática e é desenvolvido sob a forma de Atividade de Enriquecimento Curricular nas escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do Concelho de Torres Vedras, nos agrupamentos de escolas de São Gonçalo e Freiria.
A importância da Expressão Dramática vincula-se a uma perspetiva integradora que abarca outras formas de formação e expressão, como a música ou a expressão plástica, visando a síntese de saberes variados implicada na educação artística, pedra basilar de uma prática pedagógica que aposta na criatividade, na sociabilidade e na sensibilização de valores estéticos.
Apoiada na filosofia da educação pela arte, a prática das atividades de Expressão Dramática visa a iniciação a uma linguagem artística numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e social, tendo por base a diversidade de conhecimentos, capacidades e vivências de cada aluno.
Enquanto expressão, o drama possibilita à criança revelar a sua visão da realidade e do seu mundo interior. No fundo, aprender a comunicar através da linguagem dramática possibilita que a criança enriqueça o conhecimento de si própria e do mundo. Permite também perspetivar e melhorar a linguagem em que se expressa.
A capacidade de construir ficção, espontânea nas crianças, permite ao formador propor situações diversificadas com vista a que o aluno enriqueça, explore e domine progressivamente a linguagem dramática, numa perspetiva criativa e sensível.
A Expressão Dramática visa levar o aluno a compreender a relação dinâmica da expressão-comunicação, numa perspetiva integradora das várias formas que esta pode assumir. Saber usar esta linguagem é saber expressar-se como ser único e autónomo; é saber respeitar e comunicar com o outro, com o colega, com o amigo; é ter mais conhecimento do mundo.
Com a criteriosa escolha dos jogos dramáticos propostos para o ano letivo procurar-se-á desenvolver a curiosidade, o espírito crítico, a cooperação, a imaginação e a criatividade, bem como promover a sensibilização aos valores estéticos.