domingo, 23 de dezembro de 2007

11ª semana - Apaga-incêndios e Cuidadosamente

Nesta semana trabalhámos o tema o Indivíduo e o Grupo. Os jogos foram muito ricos em termos de experiências pessoais e vivências em grupo, algumas crianças depois do primeiro jogo, sentiram necessidade de partilhar com as professoras as sensações vividas durante a actividade, passando por verbalizações do género:
Professora este jogo é tão giro!
Gosto muito de dar e receber abraços e festinhas!
É tão bom receber mimos!


Numa época em que os meios de comunicação falam sistematicamente de violência, de intolerância e de maus tratos, por vezes reflectidos nos comportamentos que algumas crianças revelam nas escolas, o jogo Apaga-incêndios trouxe um excelente contributo, para contrariar essa tendência. Este jogo permitiu estimular a partilha de afectos, a confiança no grupo e o contacto corporal positivo.
A dinâmica desta primeira actividade da aula – Apaga-incêndios, desenvolveu-se do seguinte modo: as crianças foram divididas em dois grupos. Numa primeira fase uns tiveram a oportunidade de fazer de crianças-incêndios e os outros de apaga-incêndios. Os que fizeram de incêndios distribuíram-se pela zona do jogo e mediante o estímulo verbal da professora foram imaginando que eram chamas nas suas mais variadas formas e contextos. Em seguida, quando todos estavam em silêncio, começaram a erguer os braços e a mover o corpo lentamente, imitando o início do movimento das chamas. Os que fizeram de apaga-incêndios procuraram os incêndios, para os apagarem através de demonstrações de afecto e carícias. Uma vez apagadas todasas chamas, as crianças-incêndio sentavam-se no chão mas, a qualquer momento se necessitassem de mais afecto, reacendiam o incêndio erguendo-se novamente e voltando a simular as chamas. Quando todos os incêndios foram apagados, trocaram-se os papéis.

O segundo jogo – Cuidadosamente, permitiu o desenvolvimento da concentração em grupo, da cooperação e da destreza manual. Nesta segunda actividade da aula, as crianças em fila ou em círculo, com o dedo indicador, recebiam o balão dum dos colegas do lado e passavam-no ao que se seguia na fila ou círculo. O balão ao chegar ao outro lado da sala voltava de novo, passando suavemente pela fila, de criança em criança. Estes, a todo o custo, impediam que caísse no chão, utilizando somente a ponta do dedo.
E todos se divertiram muito!!!



3 comentários:

Anónimo disse...

Sou a Mariana da Assenta. Gostei muito de fazer os jogos com a professora e os meus colegas. Neste jogo todos tinhamos um balão e tinhamos de passar o balão uns aos outros e também gostei muito do jogo de apagar o incêndio porque a gente fazia festinhas nos colegas com carinho para apagar o fogo.

Anónimo disse...

Sou o Francisco da Pedra. Gosto muito das aulas de Expressão Dramática! O meu jogo preferido foi o Apaga Incêndios porque quando os meus amigos estavam deitados no chão, os bombeiros chegaram e deram festinhas e um beijinho na testa. Depois os incêndios apagaram-se.

Anónimo disse...

Eu gostei deste jogo porque foi divertidisimo poeque o balao pasava de uma mao para outra.
E fizemos todo em conjonto.
Patricia
2009-4-27