Chegámos, por fim, ao tema Indivíduo e Grupo, dando a volta a todos os conteúdos programáticos do Projecto Ser a Brincar. Para a semana recomeçaremos com o tema Sensações e Emoções e assim sucessivamente.Nesta aula pudémos questionar as crianças sobre os seus desejos. O que mais querem pelo Natal, o que desejam ser quando crescerem, o que querem fazer na vida, que coisas são importantes termos connosco.A Lâmpada é esfregada enquanto pensamos em três desejos... Aquece com a fricção das nossas mãos. Agora que está quentinha é hora de pedir desejos. Se serão realizados? O Aladino por vezes é amigo mas o mais certo é que se nos esforçarmos muito, muito numa coisa que queremos, consegui-la-emos realizar, certamente.Estabelecer metas: ainda que de forma induzida e em tom descontraído, fazendo as crianças reflectirem no agora e no daqui a uns anos. Priorizar desejos: escolher um entre todos os desejos pessoais, é outro dos objectivos do jogo que ajuda a pensar naquilo que é realmente importante para mim. Por último, fazer a distinção entre a vontade própria - ou seja, o meu desejo - e a vontade do grupo - ou seja, o desejo comum.Segue-se uma lista que resulta do desejo escolhido por um dos alunos e que entretanto foi o mais votado pela turma:
Pedra – ter um namorado/a
Sendieira – ter os meus pais sempre ao pé de mim
Costa d` Água – ter saúde
Freiria I – viver uma vida feliz
Freiria II – ser feliz
Freiria III – ter um namorado/a
Assenta – ter um game-boy
São Pedro da Cadeira – ser guarda-redes
Aldeia Grande – ser bom aluno/a na escola
Fernandinho – estar mais tempo com a família / pais
Cambelas – passar sempre de ano
Ereira Turma A - Ser feliz
Maxial turma A – Quarto automático
Ramalhal Turma B – Ganhar o Euro-Milhões
Ramalhal Turma C – Ser Futebolista
Ermegeira – Ser o melhor jogador do mundo
Maxial Turma B – As melhoras do Gonçalo
Aldeia Grande A – Conseguirem uma boa profissão no futuro (ex.: futebolista, electricista, médico, professora, pedreiro, homem-aranha, dono de uma fábrica de cães, fada).
Matacães – Ser feliz
Monte Redondo A – Que haja mais paz e que a turma tenha sempre bom comportamento.
Monte Redondo B – Todos conseguirem uma boa profissão quando forem adultos (ex.:camionista, guarda-redes, ser rico, campeão de motas, génio, professora de equitação, professora de música, professora de dança, jogador profissional) .
Outeiro da Cabeça A – Que todos os/as meninos/as da turma tenham sempre bolinha azul (sinónimo de bom comportamento), em todas as aulas.
Outeiro da Cabeça B – Ser futebolista.
Chãos - cuidar da natureza
Moçafaneira - ter bons testes
1 comentário:
ola sou a luana e gosto das aulas de expressão dramática porque a professora ensina coisas divertidas. E o Jogo que mais gostei foi o da lampada do Aladino.
Enviar um comentário