sábado, 3 de novembro de 2007

6ª semana - Jogo da Lâmpada de Aladino

Chegámos, por fim, ao tema Indivíduo e Grupo, dando a volta a todos os conteúdos programáticos do Projecto Ser a Brincar. Para a semana recomeçaremos com o tema Sensações e Emoções e assim sucessivamente.Nesta aula pudémos questionar as crianças sobre os seus desejos. O que mais querem pelo Natal, o que desejam ser quando crescerem, o que querem fazer na vida, que coisas são importantes termos connosco.A Lâmpada é esfregada enquanto pensamos em três desejos... Aquece com a fricção das nossas mãos. Agora que está quentinha é hora de pedir desejos. Se serão realizados? O Aladino por vezes é amigo mas o mais certo é que se nos esforçarmos muito, muito numa coisa que queremos, consegui-la-emos realizar, certamente.Estabelecer metas: ainda que de forma induzida e em tom descontraído, fazendo as crianças reflectirem no agora e no daqui a uns anos. Priorizar desejos: escolher um entre todos os desejos pessoais, é outro dos objectivos do jogo que ajuda a pensar naquilo que é realmente importante para mim. Por último, fazer a distinção entre a vontade própria - ou seja, o meu desejo - e a vontade do grupo - ou seja, o desejo comum.Segue-se uma lista que resulta do desejo escolhido por um dos alunos e que entretanto foi o mais votado pela turma:

Pedra – ter um namorado/a

Sendieira – ter os meus pais sempre ao pé de mim

Costa d` Água – ter saúde

Freiria I – viver uma vida feliz

Freiria II – ser feliz

Freiria III – ter um namorado/a

Assenta – ter um game-boy

São Pedro da Cadeira – ser guarda-redes

Aldeia Grande – ser bom aluno/a na escola

Fernandinho – estar mais tempo com a família / pais

Cambelas – passar sempre de ano

Ereira Turma A - Ser feliz

Maxial turma A – Quarto automático

Ramalhal Turma B – Ganhar o Euro-Milhões

Ramalhal Turma C – Ser Futebolista

Ermegeira – Ser o melhor jogador do mundo

Maxial Turma B – As melhoras do Gonçalo

Aldeia Grande A – Conseguirem uma boa profissão no futuro (ex.: futebolista, electricista, médico, professora, pedreiro, homem-aranha, dono de uma fábrica de cães, fada).

Matacães – Ser feliz

Monte Redondo A – Que haja mais paz e que a turma tenha sempre bom comportamento.

Monte Redondo B – Todos conseguirem uma boa profissão quando forem adultos (ex.:camionista, guarda-redes, ser rico, campeão de motas, génio, professora de equitação, professora de música, professora de dança, jogador profissional) .

Outeiro da Cabeça A – Que todos os/as meninos/as da turma tenham sempre bolinha azul (sinónimo de bom comportamento), em todas as aulas.

Outeiro da Cabeça B – Ser futebolista.

Chãos - cuidar da natureza

Moçafaneira - ter bons testes


1 comentário:

Anónimo disse...

ola sou a luana e gosto das aulas de expressão dramática porque a professora ensina coisas divertidas. E o Jogo que mais gostei foi o da lampada do Aladino.