Ao som das músicas cuidadosamente seleccionadas para este jogo, as crianças foram convidadas a dançar diferentes ritmos e estilos musicais, desde a clássica de Mozart, à valsa contemporânea de Yann Tierssen, ao fado de Amália Rodrigues, ao rock de Elvis Presley, ao soul de Sara Tavares, ao bossa nova de Vanessa da Mata, entre outros. Através das sonoridades, foram ganhando mais consciência do seu corpo e do seu movimento corporal, oscilando entre movimento e por vezes a pausa, permitindo o contraste entre a acção e a interrupção da actividade.
Seguiu-se o jogo dança das cadeiras, primeiramente na versão comum, segundo a qual se coloca menos uma cadeira que o número de participantes do jogo, que têm de circular ao ritmo da música e, quando esta cessa, terão que encontrar o mais rapidamente possível uma cadeira para se sentar. Em todas as pausas musicais, um participante é excluído e é retirada uma cadeira, até restar apenas uma cadeira para dois participantes; o jogo termina com um vencedor. Finalmente jogou-se este mesmo jogo numa versão inclusiva, isto é, segundo as mesmas regras práticas, o objectivo desta variante é não excluir ninguém na falta de uma cadeira, mas antes sentar todos num mínimo número de cadeiras possíveis. Significa que quando a música pára tem que se encontrar um colo para sentar, para ser incluído e todos vencerem o jogo.
3 comentários:
Olá professora Ana!
Sou a Maria, gosto muito dos jogos e a professora é muito fixe e simpática!
Gosto muito das aulas de expressão dramática!
Gostei muito, muito do jogo da Teia de Aranha!
Muitos bejinhos para a minha professora Ana!
Maria Libório- Arneiros
olá eu sou a Cátia
da escola da sendiera .
Es jogos foi muito divertido e engraçado. Eu dançaei mais ou menos bem.
Uma beijoca da Cátia para a professora Magda
eu sou o leo da escola da sendieira e gosto muito das aulas de esprecão dramaticas.
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