segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

22ª Semana – Espaços e Objectos


Durante esta semana houve meninos que fizeram as suas últimas aulas sobre o módulo Corpo e Voz. Os mais pequeninos iniciaram uma Conversa da treta e interagiram com um Amigo Invisível, cumprimentando-o, jogando à sardinha, à Linda Falua…Os mais velhos dramatizaram Trava-línguas, fizeram de Gravadores e usaram a Linguagem das mãos para comunicar acções. Ainda se fizeram Aquecimentos Vocais, treinou-se a Dicção e jogou-se com os Naipes da Sorte.

Outros meninos começaram a trabalhar no novo módulo: Espaços e Objectos. O é afinal um objecto? Se nos aparecesse um extraterrestre, como lhe explicaríamos o que são objectos? Concluíram-se algumas coisas interessantes, nomeadamente: que objectos são coisas palpáveis, feitas pelo ser humano directa ou indirectamente a partir de matérias-primas, que não têm vida, apesar de se poderem mexer, que não são comestíveis…mas também que são um elemento essencial para a definição de espaço e que eles próprios contêm espaços. O que nos remeteu para outras questões: o que é um espaço? Que espaços existem? Como se definem? Falámos de diferentes tipos de espaços: interiores, exteriores, privados, públicos, mas também do espaço sideral, do espaço pessoal. Viram imagens de alguns objectos, espaços e não objectos…uma concha é um objecto? E um bolo de chocolate? E um estádio de futebol, é interior ou exterior? Uma piscina é um espaço ou um objecto? Estas foram apenas algumas das muitas questões que surgiram no decorrer da semana.
Alguns meninos deambularam pela sala de aula imaginando a sua esfera pessoal, experimentando as várias formas de interagir com o espaço pessoal de cada um, como se de uma bolha pessoal se tratasse, à semelhança do Homem de Vitrúvio. Puderam experimentar como estar perto demais de alguém, sem a sua autorização, pode ser incómodo, uma invasão do seu espaço e entenderam como é importante emocionalmente respeitar a “bolha psicológica” de cada um.

Fez-se ainda um jogo de confiança, que consistia em vendar os olhos a alguém que ficava no centro de uma roda. À medida que se ia deslocando pelo espaço da sala da aula, os outros tinham de proteger o colega, não o deixando ir contra as coisas, como uma roda de segurança. Foi uma excelente forma de experimentar sensorialmente um espaço e simultaneamente poder deixar-se ir, às cegas, confiando no grupo.
Muitos meninos desenharam alguns dos seus objectos e espaços favoritos. Os mais velhos tiveram ainda de descrever um espaço com algumas das características que achassem importantes e adequadas para a sua definição. No final apresentaram os desenhos à turma, descrevendo-os.

Para descontrair depois de tanto trabalho, os meninos puderam deitar-se, relaxando e imaginando o seu espaço favorito, como seria, ao que cheirava, o que se passava…viajando por texturas, aromas, paisagens…


Foi mais uma semana intensa que trouxe muitas novidades e ideias para as próximas sessões. Até para a semana



2 comentários:

Anónimo disse...

o

Anónimo disse...

o
tomas mocafaneira