quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
20ª Semana - Corpo e Voz
A semana começou com umas Pipocas Pegajosas a pulular pelo espaço, meninos que se transformaram em Aranhas que vão agarrando quem se atreve a passar perto delas e em Correntes que formam uma barreira a quem quer passar, meninos a fazer de Pião rodopiando pelas salas e Sementes que se espreguiçam muito até estarem bem crescidas. Procuraram-se Cores, padrões, números, letras uns nos outros e o Jogo da Cadeira Mimenta voltou a dar cartas na primeira parte das aulas.
Depois do aquecimento, foi explorada a linguagem corporal usando apenas as mãos: abrir e fechando janelas, mostrando estar muito frio, tricotando, cozinhando, lavando janelas…Procurou-se um tesouro escondido nas mãos dos meninos, tentando adivinhar, através da leitura atenta da expressão corporal de cada um, quem detinha o tesouro. Houve ainda escultores que criaram esculturas que depois deram origem a um museu e ainda a uma escultura colectiva constituída por meninos em poses estáticas escolhidas por eles.
Representaram-se diferentes papéis em câmara lenta: ir ao cabeleireiro, correr, acordar, saltar à corda…Apresentaram-se pequenas situações do quotidiano, através da mímica e uso de som, em equipa, para outros adivinharem: uma ida à praça, um casal de noivos que vai comprar alianças que desaparecem misteriosamente…Experimentou-se fazer Mímica em Cadeia em que um menino passava a outro uma mímica simples, rodando o grupo todo, verificando-se no final se a mímica se teria alterado ao longo da passagem da mensagem. Treinaram-se as 40 maneiras de lá chegar, andando com muita pressa, como se fossem gigantes, como se o chão estivesse em brasa…
A voz também foi explorada esta semana de diversas formas. Dramatizaram-se Trava-línguas, pediu-se aos meninos para dizer o nome do colega com diferentes entoações e intenções, uma Conversa da Treta a dois com uma linguagem inventada provocou respostas gestuais. Trautearam-se músicas conhecidas, depois reproduzidas com diversos sons, constituindo assim uma Orquestra. As Lenga-lengas subiram ao palco com os mais pequeninos. Fizeram-se Aquecimentos Vocais, inspirados na escola de actores tais como: respiração e controlo da mesma, emitindo diversos sons, dizendo palavras variando a sua entoação e volume. Treinou-se a dicção dos meninos, fazendo-os repetir o aeiou, realçando apenas uma das vogais de cada vez. Exploraram-se as expressões faciais, mimetizando mastigação, mandar beijinhos para o ar, entre outros. Depois de tanto trabalho da voz e das expressões faciais, um merecido Relaxamento Vocal, com a entoação de um Manthra, experimentando várias posições com a boca.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário