segunda-feira, 29 de novembro de 2010

11ª semana . Sensações e emoções

À medida que reconhecemos a importância dos nossos 5 sentidos, estamos mais autónomos e mais capazes de descobrir pormenores no mundo que nos rodeia, por isso quisemos testar: conhecemos o mundo de olhos fechados?

No jogo “Quem é?” procurámos descobrir, usando apenas as mãos, quem era o colega à nossa frente.
De um saco mágico retirámos objectos variados – nozes, berlindes, molas da roupa, luvas, escovas, açúcar – e, um a um, identificámos as suas formas, descobrimos a sua função e até procurámos adivinhar a sua cor.
Num tabuleiro foram colocados alguns alimentos e, de olhos fechados, fizemos o “reconhecimento dos odores”. A que cheira um limão? Conheço bem o odor do queijo?

E de olhos bem abertos, o que vemos? No jogo “O que mudou?” descobrimos todas as coisas que tinham sido alteradas na nossa sala de aula, desde pequenos pormenores a grandes mudanças.
“O dragão cego” passeou-se pelas nossas salas de aulas quando nós experimentámos conduzir a turma inteira de olhos fechados.

Com o jogo “Isto é feito de…” pusemos uma pitada de imaginação e mímica no tacto. Não acreditam? É que, num único objecto, fomos capazes de colocar todas as características que conhecíamos – pesado, pegajoso, leve, quente, gelado, macio, áspero, mole... – e tocar nesse objecto de mil maneiras diferentes.

E a música voltou a encher as nossas salas! Descobrimos a relação entre a música e as emoções e entre as emoções e as cores. Escutámos canções, “pintámos a música” com cores variadas e conversámos sobre as emoções que conhecemos bem.

A preparação da Festa de Natal segue em algumas escolas, com os pequenos actores a darem o seu melhor.

Até para a semana!

Sem comentários: