domingo, 21 de novembro de 2010

10ª Semana . Sensações e emoções


Agora que já identificámos os cinco sentidos estamos prontos a explorá-los um a um, separadamente…

Num jogo de “Reconhecimento de sons” prestamos atenção aos objectos quase invisíveis que nos rodeiam no dia-a-dia e pudemos apreciar como são expressivos. Quem diria que um furador é tão interessante? Ou um molho de chaves a tilintar? Ou mesmo os talheres a bater?

Esta semana fizemos ainda uma “Viagem pelo som”: de olhos fechados, seguimos por cenários variados; fomos à praia e ao jardim zoológico, escutámos a chuva e o som dos animais, ouvimos meninos a brincar na rua e até havia um sótão misterioso com muitos brinquedos barulhentos para descobrir… Depois criámos nós mesmos as histórias à volta destes sons.

Para muitos de nós, foi a primeira vez que pintámos a música: ao som de Vivaldi ou do clarinete de Woody Allen deixámos as cores fluir livremente ao ritmo de músicas calmas ou divertidas, com traços expressivos e carregados, curvas felizes ou suaves.

Aprendemos que o tacto é um sentido essencial, especialmente para quem não vê e precisa de ajuda para perceber o mundo. No jogo “Lago tranquilo” usamos as nossas mãos para guiar suavemente um colega vendado e mantê-lo em segurança.

E será que temos olhos nas pontas nos dedos? Com as nossas mãos e sempre de olhos bem fechados, reconhecemos diversas texturas, temperaturas e materiais.

Num desafio muito engraçado, pusemos em palavras – cruzadas as emoções que nos enchem o coração quando escutamos a música, fizemos mímica dessas emoções como verdadeiros actores e dançamos ao som de ritmos variados.

E, surpresa!, mães, pais e encarregados de educação: começamos a preparar em algumas escolas a nossa festa de Natal! Adivinha-se um espectáculo em cheio!

Até para a semana!

Sem comentários: