quinta-feira, 5 de março de 2015

18ª Semana – Espaço e Objetos

Esta semana, por o Carnaval estar a chegar, alguns alunos do Ser a Brincar construíram um tambor para animar o desfile de Carnaval e outros construíram máscaras. Também tornámos as escolas mais alegres, construindo placards alusivos ao tema do Carnaval de cada turma.
Todos estes trabalhos foram realizados em pequenos grupos para que as crianças adquiram o espírito de entreajuda “eu sou capaz de ajudar, eu ajudo professora!”.
As crianças sentem-se “crescidas” quando têm responsabilidades de fazer algo dentro de um grupo e aprendem que trabalhar em conjunto é mais fácil. Elas gostam de receber elogios, de saber que os adultos percebem as suas competências, e isso dá-lhes confiança e autoestima para continuar a promover essa e outras competências.
É através destes momentos que a criança na escola aprende a ter atitudes de qualidade, adquire valores para saber viver em sociedade, aprendendo “a viver em grupo, a trabalhar com os outros (…). Aprende a ser autónoma (…) e a recorrer ao adulto como mediador, quando necessário” (Vasconcelos, 2007, p. 112).
Por todas estas razões, é que continuamos a criar momentos de grupo em que exista “a distribuição de tarefas e a gestão dos problemas de forma participativa”, deixando que a criança seja o centro (Vasconcelos, 2007, p. 112).
Vasconcelos, T. (2007). A importância da Educação na Construção da Cidadania, 12, 109-117. Porto: ESE de Paula Frassinetti. Consultado emhttp://repositorio.esepf.pt/handle/10000/18?show=full

Sem comentários: