sexta-feira, 25 de março de 2011

26ª Semana - Espaços e Objectos



As nossas aulas começaram com um aquecimento: caminhar pelo espaço ou observar os objectos da sala.
Continuámos o trabalho dos espaços e objectos, cheios de força e energia.
A imaginação continuou a ser uma ferramenta muito importante para os nossos jogos. Transformámos objectos noutros objectos: uma cadeira transformou-se em halteres, uma colher de pau numa máscara e um caixote em cabine telefónica ou num palanque! Também passámos objectos imaginários, enquanto os “usávamos”, aos nossos colegas que depois transformávamos novamente. Jogámos ao “Quente e frio” em que apenas conhecíamos a forma geométrica do objecto que procurávamos. A professora ia respondendo com “quente” ou “frio” até esse objecto ser encontrado, e a parte mais gira é que ganhávamos pontos!
 Procurámos objectos na sala de aula que tivessem algumas características pedidas pela professora. Conhecemos e conseguimos encontrar um objecto pontiagudo? E um macio?
Em grupo, recebemos objectos que eram o ponto de partida para criarmos pequenos teatros. Alguns meninos iniciaram este trabalho, outros terminaram.


Em relação ao espaço, alguns meninos realizaram os jogos “onde estão as minhas cadeiras”, “campo minado” e “polícia e ladrão”, que alguns de nós já tinham experimentado na semana anterior.
Outros meninos iniciaram um “Campeonato espacial”. Neste jogo formámos equipas com o seu nome e logótipo. Numa folha descrevemos um espaço com algumas características. Cada equipa entra em confronto com outra, e ganha mais pontos quem conseguir adivinhar o espaço escolhido recorrendo a menos pistas. Parece divertido, não é?
Pode parecer um bocadinho complicado, mas todos os meninos conseguem fazer! Alguns ainda desenharam a Primavera, que chegou nesta semana.
Partilhámos alguns dos espaços convosco: céu, loja de doces, Marte, selva, quartel, palco, tribunal ou biblioteca!
E quem ficava com mais pontos? Qual era o prémio? Podia escolher um animal para os colegas mimarem!





Sem comentários: