sexta-feira, 18 de março de 2011

25ª Semana - Espaços e Objectos


O aquecimento corporal deu início a muitas das aulas desta semana.
Nesta semana os espaços e os objectos foram abordados com vários jogos.

A exploração do espaço favorito permitiu perceber as características desses espaços que gostamos tanto. Há espaços exteriores que são deliciosos pelo sol e calor mas alguns espaços interiores são especiais pelos objectos que estão lá dentro. Se calhar há objectos que são mesmo importantes num espaço! Eu poderia nadar num campo de futebol?
Alguns meninos conversaram sobre o que é o espaço pessoal e desenharam sobre o mesmo, outros experimentaram caminhar dentro da bola de sabão imaginária sem a rebentar.
De olhos vendados atravessamos um campo de minas, ajudados pelo guia que nos dava indicações verbais, e também fizemos um percurso com obstáculos, na caminhada do cego.
E será que conhecemos o espaço que nos rodeia? E se alguma coisa mudasse, conseguíamos adivinhar o que era? E se 5 coisas desaparecessem, mudassem de lugar ou fossem colocadas novas coisas, conseguíamos perceber as diferenças? Claro que sim! É muito fácil e divertido encontrar as diferenças num espaço.
E conseguimos fazer um jogo se o espaço está sempre a mudar? Sim conseguimos! No jogo o polícia e o ladrão, toda a turma forma uma grelha onde ocorre a perseguição policial, só que esta grelha muda de posição e dificulta ainda mais a perseguição.
“Em que espaço estão as minhas cadeiras?” é um jogo em que através da imaginação colocamos as cadeiras em espaços diversos. As cadeiras estiveram em espaços maravilhosos: laboratório, obras, casa de banho, circo, frigorífico, estádio de futebol, biblioteca, horta e capoeira…



Os objectos foram trabalhados com muita imaginação!
E se uma cadeira deixasse de ser uma cadeira? E se uma colher de pau deixasse de ser um utensílio de cozinha? A nossa imaginação ganhou asas e transformámos esses objectos em muitos e variados objectos.
Também conseguimos fazer o mesmo sem a ajuda de um objecto. Conseguimos imaginar um objecto, usá-lo e passá-lo ao colega para ser transformado novamente. E quando a imaginação está a ficar esgotada um pouco de magia ajuda: abracadabra e o objecto transforma-se novamente!
Em equipas, cada uma com o seu nome, recebemos objectos do dia-a-dia e criámos histórias com eles. Identificámos os espaços, as personagens e o que acontecia na acção. No final votámos nas histórias que mais gostámos! E que histórias maravilhosas criámos… Com uma lanterna criámos poções mágicas num laboratório, uma caixa tinha o poder de controlar os zombies, um chapéu transformou-se num volante originando um passeio de carro…


Depois de tanto trabalho ainda relaxámos a pensar em espaços e tivemos tempo para jogar ao jogo das cadeiras!

Sem comentários: