No primeiro jogo as professoras ditavam formas que os meninos deveriam tentar representar numa folha de papel o mais correctamente possível. Foi necessário ouvir com muita atenção!
No final quem descobre que objecto estivemos a desenhar?
O projeto consiste no ensino da Expressão Dramática e é desenvolvido sob a forma de Atividade de Enriquecimento Curricular nas escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do Concelho de Torres Vedras, nos agrupamentos de escolas de São Gonçalo e Freiria.
A importância da Expressão Dramática vincula-se a uma perspetiva integradora que abarca outras formas de formação e expressão, como a música ou a expressão plástica, visando a síntese de saberes variados implicada na educação artística, pedra basilar de uma prática pedagógica que aposta na criatividade, na sociabilidade e na sensibilização de valores estéticos.
Apoiada na filosofia da educação pela arte, a prática das atividades de Expressão Dramática visa a iniciação a uma linguagem artística numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e social, tendo por base a diversidade de conhecimentos, capacidades e vivências de cada aluno.
Enquanto expressão, o drama possibilita à criança revelar a sua visão da realidade e do seu mundo interior. No fundo, aprender a comunicar através da linguagem dramática possibilita que a criança enriqueça o conhecimento de si própria e do mundo. Permite também perspetivar e melhorar a linguagem em que se expressa.
A capacidade de construir ficção, espontânea nas crianças, permite ao formador propor situações diversificadas com vista a que o aluno enriqueça, explore e domine progressivamente a linguagem dramática, numa perspetiva criativa e sensível.
A Expressão Dramática visa levar o aluno a compreender a relação dinâmica da expressão-comunicação, numa perspetiva integradora das várias formas que esta pode assumir. Saber usar esta linguagem é saber expressar-se como ser único e autónomo; é saber respeitar e comunicar com o outro, com o colega, com o amigo; é ter mais conhecimento do mundo.
Com a criteriosa escolha dos jogos dramáticos propostos para o ano letivo procurar-se-á desenvolver a curiosidade, o espírito crítico, a cooperação, a imaginação e a criatividade, bem como promover a sensibilização aos valores estéticos.
8 comentários:
Não consigo escolher o jogo preferido porque gosto de todos. Gostei das aulas, gostei da professora Cátia e para o ano gostava de ter a mesma professora de expressão dramática no 5º ano.
Bruno, 10 anos maxial
Gostei muito das aulas a professora é muito boa e gostei muito dos jogos todos.
Tatiana 9 anos, maxial
Sou a Ana Margarida da escola da Pedra. Gostei muito deste jogo porque é divertido e recebemos rebuçados!
gostei do jogo do objecto escondido porque tinhamos de procurar e andar a correr e porque jogamos cá fora.
Diogo Pereira, Pedra
Eu gostei de jogar ao jogo de Ditar o Desenho por causa que gostei dos desenhos dos outros meninos. Gostei mais dos desenhos da Marisa e do André Lopes porque eles desenharam muito bem o garfo e a camisola do Ronaldo.
Rafael, EB1 Pedra
Olá eu chamo me Cátia e deseijo mas melhoras férias para a professora.
Para a professora Magda Matias
Boas fértias para todo o mundo.
Na realidade nunca deviamos deixar de brincar... Arriscaria uma frase de alguem que gosta de brincar 'as filosofias: "Se queres permanecer jovem, nunca deixes de brincar." Rui :)
Sem dúvida que é um bom exemplo de realização de actividades lúdicas e de jogos pedagógicos para promoção da estimulação à interacção, comunicação, memória, concentração e espírito de equipa. É importante que se continue a trabalhar nesse sentido, pois a interacção do lúdico com o pedagógico traz mais gosto e vontade de aprender. Assim, as crianças/adolescentes estarão melhor preparados para a sua vida.
Enviar um comentário