Expressão Dramática para o 1º ciclo
Auxiliares, Monitoras, Tarefeiras, Motoristas, e todos os outros
que de alguma forma se cruzaram connosco durante estas primeiras semanas de aulas

O projeto consiste no ensino da Expressão Dramática e é desenvolvido sob a forma de Atividade de Enriquecimento Curricular nas escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do Concelho de Torres Vedras, nos agrupamentos de escolas de São Gonçalo e Freiria.
A importância da Expressão Dramática vincula-se a uma perspetiva integradora que abarca outras formas de formação e expressão, como a música ou a expressão plástica, visando a síntese de saberes variados implicada na educação artística, pedra basilar de uma prática pedagógica que aposta na criatividade, na sociabilidade e na sensibilização de valores estéticos.
Apoiada na filosofia da educação pela arte, a prática das atividades de Expressão Dramática visa a iniciação a uma linguagem artística numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e social, tendo por base a diversidade de conhecimentos, capacidades e vivências de cada aluno.
Enquanto expressão, o drama possibilita à criança revelar a sua visão da realidade e do seu mundo interior. No fundo, aprender a comunicar através da linguagem dramática possibilita que a criança enriqueça o conhecimento de si própria e do mundo. Permite também perspetivar e melhorar a linguagem em que se expressa.
A capacidade de construir ficção, espontânea nas crianças, permite ao formador propor situações diversificadas com vista a que o aluno enriqueça, explore e domine progressivamente a linguagem dramática, numa perspetiva criativa e sensível.
A Expressão Dramática visa levar o aluno a compreender a relação dinâmica da expressão-comunicação, numa perspetiva integradora das várias formas que esta pode assumir. Saber usar esta linguagem é saber expressar-se como ser único e autónomo; é saber respeitar e comunicar com o outro, com o colega, com o amigo; é ter mais conhecimento do mundo.
Com a criteriosa escolha dos jogos dramáticos propostos para o ano letivo procurar-se-á desenvolver a curiosidade, o espírito crítico, a cooperação, a imaginação e a criatividade, bem como promover a sensibilização aos valores estéticos.