skip to main | skip to sidebar
Ser a Brincar

domingo, 8 de maio de 2022

Blog, Hi

Blog

 

https://www.google.com/search?q=serabrincar.publicar@blogger.com

 

 

 

 

MagdaMatias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
Subscrever: Enviar feedback (Atom)

Siga-nos no Facebook!

Siga-nos no Facebook!

Links

  • site do ATV

Subscrever

Mensagens
Atom
Mensagens
Comentários
Atom
Comentários




Projecto Ser a Brincar

O projeto consiste no ensino da Expressão Dramática e é desenvolvido sob a forma de Atividade de Enriquecimento Curricular nas escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do Concelho de Torres Vedras, nos agrupamentos de escolas de São Gonçalo e Freiria.

A importância da Expressão Dramática vincula-se a uma perspetiva integradora que abarca outras formas de formação e expressão, como a música ou a expressão plástica, visando a síntese de saberes variados implicada na educação artística, pedra basilar de uma prática pedagógica que aposta na criatividade, na sociabilidade e na sensibilização de valores estéticos.

Apoiada na filosofia da educação pela arte, a prática das atividades de Expressão Dramática visa a iniciação a uma linguagem artística numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e social, tendo por base a diversidade de conhecimentos, capacidades e vivências de cada aluno.

Enquanto expressão, o drama possibilita à criança revelar a sua visão da realidade e do seu mundo interior. No fundo, aprender a comunicar através da linguagem dramática possibilita que a criança enriqueça o conhecimento de si própria e do mundo. Permite também perspetivar e melhorar a linguagem em que se expressa.

A capacidade de construir ficção, espontânea nas crianças, permite ao formador propor situações diversificadas com vista a que o aluno enriqueça, explore e domine progressivamente a linguagem dramática, numa perspetiva criativa e sensível.

A Expressão Dramática visa levar o aluno a compreender a relação dinâmica da expressão-comunicação, numa perspetiva integradora das várias formas que esta pode assumir. Saber usar esta linguagem é saber expressar-se como ser único e autónomo; é saber respeitar e comunicar com o outro, com o colega, com o amigo; é ter mais conhecimento do mundo.

Com a criteriosa escolha dos jogos dramáticos propostos para o ano letivo procurar-se-á desenvolver a curiosidade, o espírito crítico, a cooperação, a imaginação e a criatividade, bem como promover a sensibilização aos valores estéticos.

Arquivo do blogue

  • ▼  2022 (2)
    • ►  setembro 2022 (1)
    • ▼  maio 2022 (1)
      • Blog, Hi
  • ►  2016 (1)
    • ►  abril 2016 (1)
  • ►  2015 (30)
    • ►  dezembro 2015 (8)
    • ►  outubro 2015 (2)
    • ►  setembro 2015 (12)
    • ►  março 2015 (3)
    • ►  fevereiro 2015 (2)
    • ►  janeiro 2015 (3)
  • ►  2014 (34)
    • ►  dezembro 2014 (3)
    • ►  novembro 2014 (3)
    • ►  outubro 2014 (4)
    • ►  setembro 2014 (2)
    • ►  junho 2014 (8)
    • ►  abril 2014 (3)
    • ►  março 2014 (4)
    • ►  fevereiro 2014 (4)
    • ►  janeiro 2014 (3)
  • ►  2013 (37)
    • ►  dezembro 2013 (3)
    • ►  novembro 2013 (6)
    • ►  outubro 2013 (5)
    • ►  setembro 2013 (1)
    • ►  junho 2013 (3)
    • ►  maio 2013 (5)
    • ►  abril 2013 (4)
    • ►  março 2013 (3)
    • ►  fevereiro 2013 (4)
    • ►  janeiro 2013 (3)
  • ►  2012 (47)
    • ►  dezembro 2012 (4)
    • ►  novembro 2012 (4)
    • ►  outubro 2012 (5)
    • ►  setembro 2012 (2)
    • ►  julho 2012 (1)
    • ►  junho 2012 (6)
    • ►  maio 2012 (9)
    • ►  abril 2012 (2)
    • ►  março 2012 (4)
    • ►  fevereiro 2012 (3)
    • ►  janeiro 2012 (7)
  • ►  2011 (36)
    • ►  dezembro 2011 (2)
    • ►  novembro 2011 (5)
    • ►  outubro 2011 (5)
    • ►  setembro 2011 (1)
    • ►  julho 2011 (1)
    • ►  junho 2011 (6)
    • ►  maio 2011 (3)
    • ►  abril 2011 (2)
    • ►  março 2011 (4)
    • ►  fevereiro 2011 (4)
    • ►  janeiro 2011 (3)
  • ►  2010 (32)
    • ►  dezembro 2010 (4)
    • ►  novembro 2010 (5)
    • ►  outubro 2010 (4)
    • ►  setembro 2010 (2)
    • ►  junho 2010 (3)
    • ►  maio 2010 (1)
    • ►  abril 2010 (5)
    • ►  março 2010 (2)
    • ►  fevereiro 2010 (3)
    • ►  janeiro 2010 (3)
  • ►  2009 (32)
    • ►  dezembro 2009 (4)
    • ►  novembro 2009 (4)
    • ►  outubro 2009 (6)
    • ►  junho 2009 (2)
    • ►  maio 2009 (4)
    • ►  abril 2009 (2)
    • ►  março 2009 (4)
    • ►  fevereiro 2009 (2)
    • ►  janeiro 2009 (4)
  • ►  2008 (31)
    • ►  dezembro 2008 (4)
    • ►  outubro 2008 (2)
    • ►  setembro 2008 (2)
    • ►  junho 2008 (5)
    • ►  maio 2008 (3)
    • ►  abril 2008 (4)
    • ►  março 2008 (4)
    • ►  fevereiro 2008 (4)
    • ►  janeiro 2008 (3)
  • ►  2007 (14)
    • ►  dezembro 2007 (6)
    • ►  novembro 2007 (3)
    • ►  outubro 2007 (4)
    • ►  setembro 2007 (1)