terça-feira, 3 de junho de 2014

28ª Semana – Processo Criativo


Esta semana iniciámos um projeto conjunto que surge do trabalho de todos os alunos das turmas que integram o Projeto Ser a Brincar – Aulas de Expressão Dramática.

A partir da obra Guia Familiar para os Monstros lá de Casa de Stanislav Marijanovic, uma obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para o 1º ano de escolaridade descobrimos quem são o Fungonius, o Instantanius, o Tagarelus Falatorius e o Iratus Furibundus. Os monstros lá de casa são criaturas habitualmente invisíveis (mas sempre presentes) que vivem nas nossas casas e estão sempre a pregar-nos partidas, a guerrear connosco, a inventar planos e estratégias para tornarem a nossa vida de todos os dias um pouco mais complicada do que seria desejável.

Depois de lida a obra e visionadas as fantásticas ilustrações foi hora de pensarmos quais seriam os nossos monstros e de aí criarmos histórias sobres monstros medricas, refilões, vaidosos, viciados na televisão, desastrados, faladores, gulosos, etc. para a criação deste fantástico trabalho conjunto.

Tivemos ainda tempo para a partir de pinturas de autores famosos de várias épocas pensarmos no que levou o pintor a pintar aquela situação e no que teria acontecido antes e depois da mesma, sendo que desenhámos e pintámos essas duas ocasiões.

Foram aulas fantásticas onde palavras se transformaram em desenhos e depois em histórias e que ficam agora à espera de se continuar a transformar durante esta semana até à próxima aula.




Sem comentários: