À medida que se aproxima o fim do módulo ‘Espaços e objetos’ e todas as turmas já tiveram oportunidade de ser arquitetos e designers por um dia, muitos trabalhos foram levados a concurso: com a professora a servir de mestre de cerimónias, as equipas criativas foram chamadas a apresentar os seus projetos, responderam a perguntas de outras equipas e do público e deram a conhecer as memórias descritivas dos seus trabalhos, recheados de inovação. Em algumas turmas houve quem construísse as maquetas para o espaço, dando volume às ideias desenvolvidas no papel.
Mais uma vez, os objetos serviram-nos para explorar a imaginação e criar novos mundos, com personagens estranhas e os seus objetos pessoais: um chapéu, uma colher de pau, a caixa de um cd… E já sabemos descrever com rigor um objeto secreto que só nós vemos!
Este módulo está a ser uma incrível viagem ao mundo do teatro e das artes plásticas!
O projeto consiste no ensino da Expressão Dramática e é desenvolvido sob a forma de Atividade de Enriquecimento Curricular nas escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do Concelho de Torres Vedras, nos agrupamentos de escolas de São Gonçalo e Freiria.
A importância da Expressão Dramática vincula-se a uma perspetiva integradora que abarca outras formas de formação e expressão, como a música ou a expressão plástica, visando a síntese de saberes variados implicada na educação artística, pedra basilar de uma prática pedagógica que aposta na criatividade, na sociabilidade e na sensibilização de valores estéticos.
Apoiada na filosofia da educação pela arte, a prática das atividades de Expressão Dramática visa a iniciação a uma linguagem artística numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e social, tendo por base a diversidade de conhecimentos, capacidades e vivências de cada aluno.
Enquanto expressão, o drama possibilita à criança revelar a sua visão da realidade e do seu mundo interior. No fundo, aprender a comunicar através da linguagem dramática possibilita que a criança enriqueça o conhecimento de si própria e do mundo. Permite também perspetivar e melhorar a linguagem em que se expressa.
A capacidade de construir ficção, espontânea nas crianças, permite ao formador propor situações diversificadas com vista a que o aluno enriqueça, explore e domine progressivamente a linguagem dramática, numa perspetiva criativa e sensível.
A Expressão Dramática visa levar o aluno a compreender a relação dinâmica da expressão-comunicação, numa perspetiva integradora das várias formas que esta pode assumir. Saber usar esta linguagem é saber expressar-se como ser único e autónomo; é saber respeitar e comunicar com o outro, com o colega, com o amigo; é ter mais conhecimento do mundo.
Com a criteriosa escolha dos jogos dramáticos propostos para o ano letivo procurar-se-á desenvolver a curiosidade, o espírito crítico, a cooperação, a imaginação e a criatividade, bem como promover a sensibilização aos valores estéticos.
Sem comentários:
Enviar um comentário