domingo, 5 de junho de 2011

33ª semana - Processo Criativo


Nesta semana o Processo Criativo voltou a dar que fazer aos nossos alunos que tudo fizeram para atingir os objetivos que lhes propusemos. Algumas turmas começaram já a preparar exercícios finais para apresentações posteriores.

Os storyboards voltaram a estar na mira dos nossos alunos, alguns fizeram a sua construção e outros a sua dramatização, as histórias que deram origem a estes storyboards eram originais e outras adaptações.

Realizaram-se dramatizações do conto "Uns óculos para a Marta", de Luísa Ducla Soares e apresentações de pequenas cenas do quotidiano, fazendo dramatizações de guiões escritos na semana passada. Dramatizaram-se ainda histórias que partiram de desenhos sobre sensações e emoções e ainda tendo em conta obras de pintores do século XX, imaginado que eram personagens das pinturas.

Construíram-se personagens a partir do preenchimento de bilhetes de identidade das mesmas, dando-lhes características psicológicas e físicas que vieram depois a ser usadas na construção de cidades onde todos se cruzavam e interagiam e jangadas onde lutavam pela sobrevivência.

Em grupos e com base numa manta, contaram-se histórias transformando a manta num objecto ou espaço que fizesse parte da história, tivemos tapetes voadores, naves espaciais, carros, camas, praias, toalhas de pic-nic, etc.

Realizaram-se desenhos coletivos onde todos fizeram uma parte do mesmo e ainda, em grupos, foram elaborados desenhos como forma de caracterizar personagens e espaços depois de apresentações à turma e de se contar uma história a partir dele.

Com os fantoches criámos histórias coletivas tendo como base personagens das aulas passadas e ainda concursos de histórias para uma apresentação pública a decorrer na feira saloia de uma das nossas escolas.

Alguns dos nossos alunos tiveram direito a escolher jogos para o relaxamento. Assim, foram escolhidos: o espelho, o chão é feito de…, jogo do pião (relacionado com o espaço pessoal), jogo da manta, o jogo do embrulho de papel e o que estás a fazer?


Sem comentários: