terça-feira, 10 de maio de 2011

30ª Semana – Processo Criativo


A imaginação e criatividade dos alunos estiveram ao rubro esta semana! Algumas aulas começaram com aquecimento corporal e vocal para descontrair os alunos, outras iniciaram-se com o jogo das estátuas com criação de personagens relacionadas com a família ou então ainda com uma conversa sobre as férias da Páscoa, ainda bem presentes nas memórias de todos.
Deixaram a imaginação fluir recriando uma fábula no seu lugar favorito. Foram representadas com sons e gestos pequenas histórias a partir de lugares ou personagens, originando um Dr. Frankenstein que acabou a vender gelados ou um casamento num templo japonês em que dois elásticos fizeram de alianças dos noivos. Uma turma teve de se organizar no Jogo dos Argumentos, convencendo o grupo quem seriam as diferentes personagens ideais para uma viagem espacial. Prosseguiram as histórias em cadeia, povoadas de moscas feitas de bicos de lápis, relva feita de gomas, fantasmas aspiradores, princesas, girafas vaidosas…o jogo da cadeia mimada voltou a dar cartas, assim como o leitor improvisado que, depois de criadas as narrativas, prosseguiu para a representação dos textos dentro e fora de contexto. Foram feitas representações em autocarros imaginários ou ainda recriadas pequenas situações no mercado. A feira popular também foi palco de exploração tanto da criação de cenários, como de personagens e pequenas narrativas. Com a imaginação a mil, a capacidade de improvisação não lhes faltou!
Também foram criadas histórias e personagens para ser representadas a partir de objectos, de fantoches de dedos feitos nas aulas ou por fantoches e bonecos levados pelos alunos. Os palcos variaram entre janelas, mesas e caixas para fantoches criados pelos alunos. Um saco mágico levou-os a dar um uso criativo aos objectos que continha. Outro ponto de partida para a representação e criação de narrativas foi a interpretação de provérbios tradicionais. Alguns alunos aprenderam como fazer um Storyboard ou como criar uma fotonovela em apenas 6 pontos.
No jogo O que estás a fazer? desenvolveu-se a expressão corporal dos alunos, no Quente e Frio, a sua concentração e capacidade de relacionar formas geométricas simples com a forma de alguns objectos. Concentração e boa memória também foram os ingredientes principais no Jogo das diferenças no espaço.
Em algumas turmas continuam os preparativos para as peças a apresentar no final do ano. Ideias fervilhantes, surpresas, interpretações…o que virá daí?



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