quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

15a Semana - Corpo e Voz

Um boooom anoooooo!

Depois das prendinhas no sapatinho e o bicho carpinteiro que o pai natal terá deixado, voltámos à carga com as aulas de expressão dramática! Com muita vontade e energia encerrámos as «Sensações e Emoções» e iniciámos exercícios no âmbito do «Corpo e Voz». Entre correrias, conversas e malandrices: mimámos gestos, falámos das prendas de natal e atenuaram-se as saudades dos colegas.


As aulas começaram por refrescarmos a memória discutindo os exercícios realizados nas aulas de Expressão Dramática. Falámos do «Tico e do Teco», do «Barco», do «Espelho» entre muitos, muitos outros.
Para alguns dos alunos fizemos exercícios que sintetizaram o último módulo: «Sensações e Emoções». Foi com muita criatividade que fizemos a a Mímica das Emoções sob a temática do Natal e descrevemos «coisas» misteriosas através dos cinco sentidos para os colegas adivinharem.


Ao iniciar um novo ano iniciámos uma nova abordagem aos exercícios praticados sob o mote do «Corpo e Voz». Através da natureza lúdica dos exercícios procurámos estimular a expressão corporal, vocal e verbal auxiliando o desenvolvimento psicomotor, desenvolver e encorajar as relações interpessoais como meio de conhecimento, do mundo e de si próprio.Para começarmos o ano descontraidamente fizemos exercícios de relaxamento: controlando a respiração, ou imitando uma sementinha que vem da solo e cresce progressivamente expandindo o tronco, os ramos, as folhas, e em que cada movimento e articulação acompanham o crescimento do corpo. Fizemos ainda pequenas massagens de aquecimento e brincámos ao “Campo Minado” em que cada participante é uma potencial bomba. Neste exercício existe um aluno vendado que é conduzido por um colega que não está vendado, ambos caminham pela sala e tentam não tocar nos obstáculos. Se eventualmente o aluno vendado toca num colega que está comprimido no chão como uma “bomba”… BUM! É imediatamente abraçado pelo colega!


Depois dos exercícios de aquecimento começámos por brincar ao "Andar como...": individualmente ou em grupo, seguimos as instruções do professor. Exemplo: andar como se estivesse muito cansado, muito alegre, etc.Com o Jogo do Sério tentámos controlar as nossas emoções e expressão enquanto os colegas provocam o riso e tentamos mantermo-nos “sério”. Brincámos ao «O que estás fazer?» exercício realizado em pares ou com a classe organizada em círculo em que círculo, um par de alunos vai para o centro e o primeiro elemento do par mima uma acção. (Por exemplo varrer o chão) O outro elemento pergunta-lhe “O que estás a fazer?”, ao que o outro responde “Estou a lavar pratos” (por exemplo) ou seja, a resposta dada é uma resposta falsa. Depois as posições invertem-se alternadamente até que algum elemento do par se engane. E pum! começa-se de novo!
Até para a semana!

Sem comentários: