domingo, 2 de outubro de 2011

2ª Semana - Indivíduo e Grupo


Esta semana aprofundámos o conhecimento em relação aos colegas, foram postos à prova, até que ponto conhecem realmente os colegas? Para tal jogámos ao “apresenta o teu colega com duas verdades e uma mentira” a turma dividida em equipas tentava adivinhar qual a mentira.

Foi tempo também de tentar adivinhar no jogo “de quem é esta mão?”, divididos em equipas tentavam adivinhar o dono da mão desenhada no papel com características, gostos e sonhos de uma determinada pessoa da turma. O resultado final foi bastante satisfatório, os nossos meninos conhecem bem os seus colegas, acima de tudo foi divertido e foi explorado o espírito de equipa e tomadas de decisão.

Jogámos à “travessia do rio” em que o objetivo final é que todos juntos cheguem à outra margem.

Para que cada um fique a conhecer um pouco mais sobre si mesmo e reflita um pouco, foram apresentados exemplos de autorretratos de pintores famosos, que serviram de inspiração para a criação do seu próprio autorretrato, representando o que são, o que gostam e o seu universo individual. O resultado final foi maravilhoso, os nossos meninos têm imenso talento quando dão largas à sua imaginação. Os autorretratos foram partilhados e criticados pelos colegas e alguns tentaram adivinhar de quem seriam.

Partilhamos convosco alguns dos autorretratos.


















1ª Semana - Indivíduo e Grupo



Mais um ano letivo que inicia e nesta primeira semana dedicámo-nos às apresentações: nome; idade; irmãos; atividade favorita; animais de estimação… foram temas de conversa e uma forma de ficarmos a conhecer-nos melhor.

Jogámos ao “eco dos nomes” e ao “quem é quem?” para exercitarmos a memória e conhecermos ou reconhecermos os colegas. 

Jogámos ao “novelo dos nomes” com habilidade formámos uma teia e voltámos a desmonta-la com cuidado para não haver nós.

Relembrámos as regras de sala de aula e houve quem assinasse um contrato de comportamento, assumindo assim o compromisso de se portar bem.

Discutimos o que é a expressão dramática, a diferença da expressão dramática e o teatro, os alunos falaram das espectativas que têm em relação às aulas e os professores fizeram uma pequena apresentação da atividade e dos temas que serão abordados ao longo do ano.

Para sair da aula, foram convidados a escolher um animal que começasse pela mesma letra do seu nome ou apenas imitar o seu animal preferido.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Semana 0 - regresso à escola




Esta semana recomeçam as aulas e o ser a brincar também regressa com muitas novidades e com grande entusiasmo para conhecer os novos alunos. Avizinha-se um ano cheio de energia e com muitas atividades!

A equipa do ser a brincar deseja a todos os alunos, educadores, pais, auxiliares e professores um excelente ano letivo  2011/2012.*

*Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico

quinta-feira, 7 de julho de 2011

36ª Semana - Processo Criativo

Nesta semana continuámos o trabalho no processo criativo e iniciámos as despedidas.
Continuaram-se alguns jogos iniciados nas aulas anteriores: Quadros famosos, apresentação e crítica das peças encenadas, teatros baseados em espaços e situações pré-definidas, dramatização do poema “Tudo de pernas para o ar”, Desenhar a música, apresentações a partir dos desenhos, Storyboards,  Jogo dos cartões (contar história a partir de pistas - personagens humanas, de fantasia, lugares, objectos, palavra segredo) e Hora do conto.

Nas despedidas repetiram-se alguns jogos favoritos dos alunos: Jogo da pipoca, Espelhos, Estátuas, Campo minado, Estátuas colectivas, Jogo das cadeiras e Jogo da salada de frutas (compilação de vários jogos dos 5 módulos abordados ao longo do ano).
Apresentaram-se os best of: selecção das fotografias da turma, organizadas num pequeno vídeo, para os alunos recordarem alguns dos momentos das aulas. Por último, realizaram-se alguns balanços.

Fechou-se um ciclo, de mais um ano de Ser a Brincar, em que observamos um grande crescimento nos nossos alunos. É muito gratificante verificar estes desenvolvimentos.

Parabéns a todos os alunos, professores e auxiliares que participaram em mais uma etapa do Ser a Brincar.

Boas férias a todos, e até Setembro em que regressaremos cheios de novidades!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

35ª Semana - Processo criativo

O módulo "Processo criativo" tem-nos permitido pôr em ação todas as ferramentas que foram dadas nas aulas de Expressão Dramática nos diversos módulos para a melhoria das competências expressivas e criativas.

Depois de experimentarem as potencialidades do seu corpo e da sua voz e de descobrirem o universo da imaginação através de espaços e objectos, os nossos alunos estão totalmente preparados para criar o seu próprio "Festival de Teatro": da composição de textos à encenação (sim, houve encenadores e encenadoras!) tudo foi criado por eles.

Como ponto de partida para a criação de narrativas, voltou a usar-se a literatura, entre contos, poemas e provérbios, mas também pinturas famosas e fotografias antigas serviram para dar o mote à imaginação e à criatividade.







quinta-feira, 16 de junho de 2011

Oeste Infantil
































































Oeste Infantil

O Ser a Brincar esteve presente no Oeste Infantil.
O stand "Portugal a Brincar" foi visitado por muitos alunos de variadas escolas.
Os alunos puderam experimentar os jogos de expressão dramática, que são realizados nas aulas do Ser a Brincar com as categorias: indivíduo e grupo, sensações e emoções, corpo e voz e espaço e objectos.
Tiveram também a oportunidade de desenhar num mural, deixando a sua marca, e de tirar fotografias com a mascote do Ser a Brincar.


Depois de muitos risos e brincadeiras, deixamos aqui algumas imagens de recordação.