quarta-feira, 15 de maio de 2013

30ª semana - Processo Criativo


Esta semana a criatividade esteve novamente ao rubro, originando todo o género de histórias. Houve histórias de uma palavra só, histórias colectivas, histórias que não existem, umas rodas trapaceiras para se descobrir o que se estava a fazer e até desculpas esfarrapadas com as maiores mentiras que se conseguissem imaginar.

E para não deixar passar despercebida a inauguração da World Press Photo, homenageou-se esta forma artística com a criação de contos a partir de fotografias antigas.

As histórias tradicionais também tiveram lugar no Ser a Brincar. Mas claro que com uma reviravolta muito própria. Salvou-se o Soldadinho de Chumbo, o duende foi destacado para outras paragens e o Capuchinho Vermelho aventurou-se por finais misteriosos e muito emocionantes. Já o Hansel e a Gretel estão há pouco tempo nestas andanças, apenas houve tempo para serem apresentados e pouco mais.

Indissociável das histórias são os livros que, mais uma vez, foram fontes de inspiração para as mesmas. Um grande Oh! originou magníficas narrativas, mas as Charadas das Bicharadas não lhes ficaram nada atrás, com apresentações em forma de exercícios de improvisação. Improvisado foram também algumas mímicas a partir de objetos.  

Deu-se ainda lugar ao pensamento mágico: meninos que viraram dragões instantâneos e bruxas com os seus caldeirões mágicos enfeitiçaram turmas inteiras. No entanto nenhuma destas criaturas impediu que se realizasse um muito animado baile das estátuas.

Todas estas atividades levaram inevitavelmente a uma conversa muito interessante sobre as diferentes manifestações artísticas. Aproveitou-se o balanço para a criação de apresentações baseadas nos diversos géneros de espetáculo: irão haver teatros musicais, teatro de fantoches, de marionetas e até uma dança com sombras.

Com a aproximação do final do ano letivo, muitos meninos preparam belas surpresas, que têm de ser ensaiadas até ao ínfimo pormenor. Revelamos apenas que haverão canções de embalar e elefantes coloridos.

Até para a semana!

Sem comentários: