Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O projeto consiste no ensino da Expressão Dramática e é desenvolvido sob a forma de Atividade de Enriquecimento Curricular nas escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do Concelho de Torres Vedras, nos agrupamentos de escolas de São Gonçalo e Freiria.
A importância da Expressão Dramática vincula-se a uma perspetiva integradora que abarca outras formas de formação e expressão, como a música ou a expressão plástica, visando a síntese de saberes variados implicada na educação artística, pedra basilar de uma prática pedagógica que aposta na criatividade, na sociabilidade e na sensibilização de valores estéticos.
Apoiada na filosofia da educação pela arte, a prática das atividades de Expressão Dramática visa a iniciação a uma linguagem artística numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e social, tendo por base a diversidade de conhecimentos, capacidades e vivências de cada aluno.
Enquanto expressão, o drama possibilita à criança revelar a sua visão da realidade e do seu mundo interior. No fundo, aprender a comunicar através da linguagem dramática possibilita que a criança enriqueça o conhecimento de si própria e do mundo. Permite também perspetivar e melhorar a linguagem em que se expressa.
A capacidade de construir ficção, espontânea nas crianças, permite ao formador propor situações diversificadas com vista a que o aluno enriqueça, explore e domine progressivamente a linguagem dramática, numa perspetiva criativa e sensível.
A Expressão Dramática visa levar o aluno a compreender a relação dinâmica da expressão-comunicação, numa perspetiva integradora das várias formas que esta pode assumir. Saber usar esta linguagem é saber expressar-se como ser único e autónomo; é saber respeitar e comunicar com o outro, com o colega, com o amigo; é ter mais conhecimento do mundo.
Com a criteriosa escolha dos jogos dramáticos propostos para o ano letivo procurar-se-á desenvolver a curiosidade, o espírito crítico, a cooperação, a imaginação e a criatividade, bem como promover a sensibilização aos valores estéticos.
12 comentários:
Quando eu joguei à lavagem de carros senti muitos arrepios e muitas arranhadelas!
Márcia, Cambelas
Sou o Rafael da Pedra 2 ano o meu jogo preferido foi a lavagem autumática a professora tem sempre razão e gosto das aulas.
Olá eu sou a Cláudia e o jogo que eu mais gostei foi o jogo da lavagem de carros porque os meus colegas fazião cocega. A aulas são mesmo fixes porque a profesora é boazinha.
Azenha Velha
Tatiana e vivo no carvalhais.
Eu gostei mais do jogo da lavagem de automóveis porque faz cocegas. E a professora cátia bué fisce
Eu sou a Maria e a minha escola é da Azenha Velha o meu jogo preforido e a lavajem de automóveis. Poque faz-me cocegas e é muito jiro.
Até já
Margarida rua dos Gato Casal do pinheiro da Azenha Velha. o jogo que mais gostei foi lavagem automóveis.
A professora é jira.
Adoro as aula de Expresão Dramática o meu jogo preferido foi a lavagem de automóvei porque era divertido e trabalhamo em conjunto. A professora Cátia é muito Fixe e muito divertida.
Beatriz Santos
Azenha Velha 4º ano
Quando foi a parte das bolhas eu gostei muito porque elas faziam um bocadinho de cócegas.
Daniela CAetano, Arneiros, 1º ano
Eu sou a Beatriz da escola S. pedro da Cadeira.Eu adoro a professoura Catia porque e esperta e bonita.O meu jogo perferido e a
A lavagem de carros porque e giro e podemos escolher o carro que quiser. Adoro a esprecao dramatica. Adoro as AULAS.
eu gostei muito da professorA CATIA E TABÉM GOSTO MUITO DOS JOGOS.
cAROLINA sANTOS DA PEDRA
ola sou a micaela gosto muito dos jogos e da professora. Este foi o meu jogo preferido.
Pedra 2 ano
Eu gostei da lavagem dos carros porque eu gostei de ser carro.Gosto das aulas. Nuno 2 ano DA pedra
Enviar um comentário